quinta-feira, 18 de março de 2010

Ratos cegos por retinopatia pigmentar, uma doença de carácter degenerativo que prejudica gravemente a retina, recuperaram a visão graças a uma terapia com células embrionárias (estaminais).

Uma equipa de pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Columbia (E.U.A.) conseguiram o milagre substituindo células doentes da retina por células embrionárias. Os especialistas acreditam que este novo tratamento pode tornar-se numa esperança na luta contra a retinopatia pigmentar, que afecta cerca de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo e é a principal causa de cegueira, bem como contra outras patologias semelhantes. O estudo está publicado na última edição do Trasplantation jornal.

A retinopatia pigmentar afecta especialmente as células da periferia da retina, causando a sua morte. O campo visual do paciente é consideravelmente reduzido, como se estivesse em uma espécie de "visão de túnel", de modo que tudo o que está fora do “túnel “aparece pouco nítido ou ondulado.

Esta pesquisa é promissora, uma vez que as células-tronco foram convertidas em células da retina e restauraram a visão ", explicou Stephen Tsang, professor de oftalmologia e biologia celular da Universidade de Columbia e autor do estudo. «As células transplantadas não somente se assemelharam a células da retina, mas responderam como elas."

Algumas complicações surgiram em alguns ratos, mas um quarto dos ratos no estudo conseguiu recuperar a visão. Os restantes sofreram algumas complicações, tais como tumores benignos, descolamento de retina e derrames. A sua equipa procura optimizar as técnicas para reduzir a incidência destas complicações antes de iniciar um estudo com pacientes humanos. Depois de resolvidos esses problemas, os cientistas esperam usar a técnica para combater não só a retinopatia pigmentar, mas também a degeneração macular associada à doença de Stargardt e doenças similares.

Tradução automática do espanhol. Texto original
aqui.

Sem comentários: